Larissa Gurjão, a idealizadora do game para mudar o mundo!

Não basta sonhar, mas traçar um planejamento, construir relações no ecossistema da sustentabilidade e boas práticas na gestão das organizações direcionadas para o impacto positivo no mundo!

Eu iniciei minha carreira profissional em um grupo econômico sólido e próspero, onde construí carreira por 12 anos. Muitos desses estavam longe da meta profissional que tinha para mim mesma e a inquietação só aumentava. Vivia num conflito para descobrir porquê me sentia tão infeliz!

Foi então que descobri que os valores pessoais estavam conflitando com os valores organizacionais através de um processo de coaching, quando aprendi a me conhecer melhor.

Tracei um plano de vida onde aquela empresa não mais se encaixava com minhas metas profissionais e pessoais. O sonho agora era ainda mais latente: eu tinha convicção que queria mudar o mundo através do meu trabalho, deixar minha marca positiva e construir um legado que desse mais sentido à minha vida.

Eu sabia que para mudar o mundo, tinha que mergulhar numa jornada interna e, nesse processo de autoconhecimento, resolvi realizar um trabalho voluntário na Tailândia. Esse mochilão na Ásia, em que visitei 8 países diferentes, definitivamente me transformou. Pulsava ainda mais a vontade de criar um impacto positivo e, ao mesmo tempo, ter retorno financeiro enquanto melhorava a sociedade e o meio ambiente.

Certa de que esse era o caminho, decidi fazer uma pós-graduação em Gestão de Inovação Social no Quênia, para planejar a transição de carreira. Com a base de conhecimentos construída e a bagagem dos projetos socioambientais que participei, iniciei assim, a jornada de empreendedora social.

Desenvolvi alguns projetos para resolver os problemas socioambientais do mundo, como viagens de voluntariado, trabalhei em ONGs, estudei bastante, participei de movimentos como o Sistema B e o Capitalismo Consciente, para identificar qual seria a área específica em que atuaria. Pela minha experiência organizacional e a inquietude na forma de fazer negócios, foquei na transformação das organizações de maneira estratégica para criar resultados impactantes.

Avessa ao modelo tradicional das empresas, buscando sempre a inovação dos negócios para a sustentabilidade, me certifiquei em alguns jogos corporativos, e vi que era uma forma descontraída e positiva para integrar a todos em volta de algum tema. Imersa no contexto de gamificação e munida de muito conteúdo e experiência em sustentabilidade, pensei: “Por que não fazer meu próprio jogo de tabuleiro para criar um ambiente de inovação sustentável nas organizações?”.

Após 5 meses de muita pesquisa e desenvolvimento da solução, eis que surge o SIB Game, em 2019, com a proposta de educar todo o ecossistema da sustentabilidade (Empresas, Governos, Startups, Governos, Investidores, ONGs, Comunidade, Universidades e Escolas) com o objetivo em comum de criar soluções inovadoras para solucionar os problemas socioambientais do mundo.

Bingo! Assim poderia ter um batalhão junto comigo nesse exército do bem e multiplicar muito mais rápido o meu sonho de criar um grande impacto. Viajei para validar o protótipo em algumas cidades do Brasil, em setores bem diversos, e o resultado foi bastante positivo.

Tive a honra de participar do evento global na China para desenvolvimento de soluções inovadoras tendo como foco os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). E durante todo o ano de 2020, em que o mundo parou por conta da pandemia, o SIB Game foi aprovado em 4 programas de aceleração no Brasil e em outros países, estruturei todo o modelo de negócios, apresentei inúmeros pitches e fiz o planejamento para lançar o jogo digital, já que durante esse ano atípico e difícil, não era possível reunir as pessoas para jogarem pessoalmente.

Fechei esse ano tão desafiador com uma bela notícia: de que um investidor e desenvolvedor de games digitais, adorou a proposta do SIB Game e embarcou junto para escalar a solução para vários países.

Está começando a etapa que eu tanto esperava: comer o fruto saboroso de uma conquista que iniciou por uma inquietação, passou pelo autoconhecimento, descobertas, dúvidas, estudos, relacionamentos, ideias, dedicação e foco, nunca perdendo a essência de transformar o mundo positivamente. Quem vem junto?

Global sustainability is now the only avenue to future inclusive progress that can deliver the Sustainable Development Goals and the Paris climate agreement.

Tags :
Share This :

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Let's Join Wih Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis pulvinar dapibus.