Todos juntos pela sustentabilidade do mundo

A sustentabilidade, em todos os seus aspectos, precisa ser trabalhada de forma conjunta.

Sim, pequenas ações do nosso dia-a-dia contribuem para as mudanças que precisamos. Mostra que estamos fazendo nossa parte e, junto com os esforços de outros, o impacto vai se tornando cada vez mais amplo.

Mas precisamos de mais gente ao nosso lado. De mais instituições que se responsabilizem por seus atos, para que o efeito seja de dimensões literalmente globais.

Todos os setores da sociedade devem assumir o protagonismo de mudar o nosso futuro para melhor.

Vamos analisar com um pouco mais de detalhes como cada componente pode fazer o seu melhor em prol do sustentável.


Empresas

Pessoas trabalhando em uma empresa sustentável
Os negócios atualmente devem se importar mais com a sustentabilidade

Hoje, se os negócios querem se tornar relevantes, não basta terem apenas um bom produto ou serviço que satisfaça alguma necessidade ou desejo dos consumidores. Atualmente, os clientes estão cada vez mais exigentes, seja em relação ao atendimento, à qualidade do que é oferecido e principalmente, de uns anos para cá, se o negócio respeita a natureza e possui iniciativas de caráter social.

Como seria de se esperar, muitas empresas fingem se preocupar com o assunto, ou apenas aplicam princípios superficiais para artificialmente se promoverem como sustentáveis.

Mas as pessoas mais do que nunca estão informadas e atentas. Já não são facilmente enganadas.

Portanto, se você quer um negócio baseado nos pilares da sustentabilidade, precisa estruturar uma cultura sólida, de gente genuinamente interessada em resolver os problemas que enfrentamos.

Então, de maneira até inconsciente, os clientes saberão que a sua essência é verdadeira.


Startups

Desde a concepção da primeira ideia até a criação de fato de uma startup, os fundadores e funcionários precisam pensar em como participar do movimento sustentável.

Por ser um negócio ainda nos seus estágios iniciais, pode ser menos desafiador implantar uma cultura voltada para a sustentabilidade.

Uma estrutura em construção é muito mais fácil de ser moldada do que uma que já está de pé há muito tempo.

Portanto, aproveite essa versatilidade e faça da sua startup uma empresa responsável social, econômica e ambientalmente, tendo como orientação os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Comece certo, dê os primeiros passos com a mentalidade de causar um impacto positivo no mundo e, com toda a certeza, já terá superado boa parte da sua concorrência e estará contribuindo com um planeta melhor para todos.


Escolas e Universidades

Livros sobre desenvolvimento sustentável sendo apoiados em uma terra de miniatura
A Educação Sustentável prepara para o presente e para o futuro.

A educação é o alicerce de tudo.

Por isso, uma base curricular com um conteúdo condizente com as últimas informações e avanços relacionados à sustentabilidade é indispensável.

Treinar as mentes e os corações das nossas crianças, jovens e também dos adultos é prepará-los para uma atitude proativa diante dos obstáculos que precisam ser ultrapassados, quer os antigos ou os que ainda virão.

É uma mudança profunda que vem acontecendo aos poucos. Porém, na velocidade em que estamos, será quase impossível fazer o necessário em um tempo hábil. Portanto, precisamos de agilidade e, ao mesmo tempo, qualidade no ensino.


Governo

As políticas públicas precisam urgentemente refletir a preocupação com as pessoas e o meio ambiente.

Os governantes devem ser os maiores exemplos em priorizar estes temas.

Comunidades e municípios devem ser inteiramente beneficiados por práticas sustentáveis, que resolvam os problemas imediatos e preparem o terreno para o desenvolvimento futuro.

Sociedades resilientes podem e devem ser construídas, tendo como fundação políticas socialmente justas e igualitárias.


Sociedade Civil

Pessoas se dando as mãos em prol do desenvolvimento sustentável
A união faz a força!

Não precisamos esperar pelos outros. Neste exato momento, cada um de nós pode fazer alguma coisa para ser mais sustentável.

O uso consciente da água, participar mais de atividades comunitárias que de alguma forma colaboram com os menos favorecidos, adquirir somente o necessário por meio de um consumo consciente, comprar apenas de empresas com ideais sustentáveis, coleta seletiva do lixo que produzimos, etc. A lista de possibilidades é quase infinita.

Vocês devem conhecer o famoso Efeito Borboleta não é? Em outras palavras teoriza que, pequenas mudanças e atitudes podem gerar resultados gigantescos.

Pequenas ações da nossa parte, podem provocar consequências transformadoras para nós, para os que estão ao nosso redor e para o mundo.

Vamos aproveitar o poder multiplicador do bem.


SIB Game

Mais do que um jogo, o SIB Game é um conceito que pretende causar um impacto positivo profundo e permanente no planeta, atuando diretamente nos setores citados anteriormente.

Espero que conheçam um pouco mais de todas as nossas soluções e ideias e nos ajudem a revolucionar o mundo!

Global sustainability is now the only avenue to future inclusive progress that can deliver the Sustainable Development Goals and the Paris climate agreement.

Tags :
Share This :

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Recent News

Let's Join Wih Us​

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis pulvinar dapibus.